trabalho SCC
Módulo: 2
Atividade: Atividade individual - Tarefa
Título: Super Célula de Combustível
Aluno: Alan Werneck dos Santos
Disciplina: Técnica de Gerencia de Projetos
Turma: 34
Introdução
Os Projetos de P&D (pesquisa e desenvolvimento) tem aumentado significativamente no Brasil desde a última década. São vários fatores que contribuem para isso, desde obrigatoriedade de investimento de um percentual de seu faturamento das empresas elétricas e petrolíferas a incentivos de órgão de fomentos (FAPESP, CNPq, etc) e leis de incentivo tributários a empresas. Mas ainda sim os projetos de P&D são um desafio.
Existem metodologias como a PMI (Project Management Institute) são muito eficaz em gerenciar projetos como a de construção de um prédio, mas encontram-se desafios ao gerenciar um projeto de P&D. A seguir veremos a importância de projetos de P&D e discutiremos os riscos envolvidos e alguns desafios neste tipo de projeto.
Importância de projetos de P&D
Projetos de P&D proporcionam as organizações serem ao mínimo, competitivas ou ganharem destaque no mercado.
Um artigo publicado em 2010 pelo canal de notícias Brasil Econômico, intitulado “A importância de P&D” destaca um dos exemplos citados pelo Michel Temer – Atual Vice Presidente. Presidente da Câmara de Deputados, na época.:
“O Brasil aumentou o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) na última década. É evolução constante, ano após ano. A soma de valores já ultrapassou 1,4% do Produto Interno Bruto (PIB).
Ainda assim, é pouco. Esse percentual deverá ser dobrado nos próximos anos. Necessitamos ter como meta alocar entre 2,5% e 3% do PIB na produção de inovações científicas e tecnológicas. A iniciativa de investimento é garantia de que, em alguns anos, setores nacionais estarão liderando ou disputando mercado com empresas estrangeiras.
O caso da Petrobras é emblemático: toda pesquisa feita no passado assegurou que, hoje, a empresa ocupe o quarto lugar