Trabalho Saúde Mental
TEMA ANSIEDADE, SÍNDROME DO PÂNICO E AGOROFOBIA
PROFESSORA: PATRICIA MEDEIROS
ALUNAS: ANALIA, ARIELY, FLUBIA E MADALENA
CAMAPUÃ-MS 11/04/2014
INTODUÇÃO
Atualmente, as mudanças são constantes e a correria do dia a dia encontra-se cada vez mais intensa, fazendo a população reagir de forma exacerbada às dificuldades e alterações do cotidiano, convertendo tal situação em ameaça ao psicológico. A sociedade suporta diferentes níveis de pressão, alguns conseguem manterem-se tranquilos em situações de estresse, no entanto quando esse equilíbrio emocional é rompido nos deparamos com transtornos de ansiedade, síndrome do pânico e agora fobia. Vamos nos atualizar!
ANSIEDADE
Faz parte do cotidiano de cada cidadão. É um sentimento indispensável para a sobrevivência e o desenvolvimento do homem dependendo das circunstâncias ou intensidade, tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal). A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.
Causas
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
Sintomas de Ansiedade
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
® Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
® Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
® Preocupações exageradas com saúde, dinheiro,