trabalho saude da crian a
Acadêmicos:
Elen Cristine
Elias Laurindo
Elizabeth
Águas Claras - 2015
Objetivos
Geral: Levantar informações de quando deverá ser introduzido alimentos na dieta da criança, quando isso deve iniciar e quando começar.
Específico: Dá ênfase quando deverá ser introduzido alimentos na dieta da criança, ressaltando quanto a idade, a necessidade, quais alimentos e como deverá acontecer. Introdução
A alimentação e nutrição adequadas são requisitos essenciais para o crescimento e desenvolvimento de todas as crianças brasileiras. Mais do que isso, são direitos humanos fundamentais, pois representam a base da própria vida.
Diante disso, recomenda-se a construção de hábitos saudáveis desde a infância, reforçando a importância da promoção do aleitamento materno (AM) e a introdução correta da alimentação complementar.
Introdução
Até os seis meses de vida, a Organização Mundial de Saúde
(OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo
(AME). O leite materno é descrito como o único alimento que deve ser oferecido, sendo ele capaz de suprir todas as necessidades da criança. Porém, a partir do sexto mês, é necessário associar à amamentação outros alimentos na dieta infantil, dando início, assim, à alimentação complementar.
É evidente que, para a alimentação complementar ser aplicada de forma correta, as mães necessitam de orientações acerca do assunto. A desinformação e as orientações prestadas de forma insatisfatória podem comprometer significativamente todo o processo de introdução da alimentação complementar à criança e a manutenção do aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, conforme preconizado pela OMS.
Quando o bebê pode começar a alimentação complementar ou diversificação alimentar?
Entre os 4 e os 6 meses de vida e nunca depois dos 8 meses.
( Atentar-se que se a criança está a ser amamentada com leite materno e apresenta bom desenvolvimento, o mesmo deverá