Trabalho Santificação
– 1 Tessalonicenses 4:3 —
Algumas Citações deste Sermão
“O pecado é comparado ao fermento, que leveda; e à lepra, que contamina. A santificação remove
“o velho fermento” (1Co 7). Embora não tire a existência do pecado, no entanto, elimina o amor a ele.” “Os sacerdotes sob a Lei não foram apenas lavados numa grande pia, mas também adornados com um glorioso vestuário (Êx 28.2); assim também a santificação não só lava do pecado, mas adorna com pureza.”
“A santificação é algo sobrenatural e é divinamente infundida. Estamos poluídos por natureza, e
Deus toma para si a prerrogativa da limpeza: “Eu sou o Senhor que vos santifica” (Lv 21.8). As ervas daninhas crescem por si mesmas, no entanto as flores são plantadas. A santificação é uma flor, resultado da plantação do Espírito, daí que é chamada “A santificação do Espírito” (1Pe 1.2).”
“Como a corrupção original depravou todas as faculdades — “Toda a cabeça está doente, todo o coração fraco”, nenhuma parte está sã, como se toda a massa de sangue estivesse corrompida, portanto, a santificação abrange toda a alma. Após a Queda, houve ignorância na mente; mas devido à santificação, nós somos “luz no Senhor” (Ef 5.8). Após a Queda, a vontade depravou-se; não havia apenas impotência para o bem, mas também obstinação. Na santificação, há uma maleabilidade abençoada na vontade; ela simboliza e harmoniza-se com a vontade de Deus. Após a Queda, os afetos foram deslocados para objetos errados; na santificação, eles são transformados em uma doce ordem e harmonia, a tristeza é colocada sobre o pecado, o amor sobre Deus e a alegria no céu.”
“[...] a santificação se espalha tanto quanto a corrupção original; ela vai ao longo de toda a alma:
“o Deus de paz vos santifique em tudo”. Não é uma pessoa santificada, quem apenas é bom em alguma parte, senão quem é santificado em tudo como um todo; portanto, nas Escrituras, a graça é chamada de “novo homem”,