Trabalho sabado enviar dia 13 06
RHAYSNA KATHLEEN RODRIGUES CLEMENTE
2° ANO DE CIÊNCIAS ECONOMICAS
1) Principais teóricos do desenvolvimentismo.
Antônio Delfim Netto; Celso Furtado; Ignácio Rangel; Raul Prebisch ; Getúlio Vargas; Juscelino Kubitscheck; José Sarney;
2) Principais teóricos do liberalismo:
Adam Smith; Jeremy Bentham; Edmund Burke; Thomas Malthus; Wilhelm Von Humboldt; Jhon Stuart Mill; François Quesnay; Vincent de Gournay;
3) Contraponha pelo menos 6 ideias desenvolvimento liberais
Thomas Malthus: Muito popular no início do século XIX afirma claramente que o Estado devia limitar-se a proteger os mais ricos, recusando quaisquer direitos aos pobres. O único conselho que lhes dá é que não se reproduzam.
Contraposição: O estado não deve diferenciar pela classe em que o indivíduo vive, não protegendo os ricos, e afirmando que os pobres não devem reproduzir mais do que um filho, todos devem ter direitos iguais, se não houvesse divisão de classe social, não havia tanta desigualdade e mais ainda injustiça.
Edmund Burke O Estado é o pior inimigo da sociedade e da riqueza coletiva. Condena qualquer tipo de intervenção do Estado na Economia.
Contraposição: Concordo que em certos pontos, o estado atrasa o crescimento da população, tendo em vista que e muito roubo para pouco salário, mas não concordo que seja o pior inimigo, pois o estado de uma forma o outra representa ordem na sociedade.
Wilhelm Von Humboldt O crescimento do Estado é associado ao mal. O aumento da burocracia só pode gerar a ruina dos cidadãos.
Contraposição: Depende do ponto onde se ver esse crescimento do Estado, se for um crescimento onde a população não deva pagar por aquilo, então este é um crescimento bom.
John Stuart Mill: A principal função do Estado é a de procurar promover as melhores oportunidades de desenvolvimento pessoal e social para todos os indivíduos, nomeadamente através da educação. Não devia ser aceite intervenção do Estado em coisas que os indivíduos sejam capazes