Trabalho Sa De Comunit Ria
gisela aparecida sartor juan fernando mello minni
blumenau/sc
2015 gisela aparecida sartor juan fernando mello minni
áreas de risco do município de videira: determinantes da saúde e doença do coletivo nos bairros alvorada e santa tereza
Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Psicologia do Centro de Ciência da Saúde da Fundação Universidade Regional de Blumenau, como requisito parcial para matéria de Saúde Comunitária.
Prof. Msc Margot Friedmann Zetzsche
lista de ilustrações
[Clique aqui e insira a lista de ilustrações]
sumário
1 introdução 5
2 determinante de doença do coletivo 6 fONTE: gOOGLE mAPS. 6
2.1 enchentes 7
2.2 mortes pelo consumo de álcool 7
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 9 referências 10
1 introdução
O município de Videira está situado na região do meio-oeste catarinense, tendo uma população estimada para 2014 de aproximadamente 50.349 habitantes e calculada pelo último Censo, de 2010, em 47.188. (IBGE, 2014).
2 determinante de doença do coletivo
A área analisada do município de Videira, compreende os bairros Alvorada e Santa Tereza, com um total de 3.534 habitantes, dos quais 1.448 estão alocados territorialmente no Bairro Alvorada e 2.086 no Bairro Santa Tereza. (Censo IBGE, 2010).
Nessa região, que compreende uma comunidade da cidade (junto partes de outros bairros), as áreas de riscos estão determinadas pelo Rio do Peixe, poluído e cuja água precisa ser tratada em estações da Casan para consumo, e uma boate, que funciona todo final de semana e já teve casos de acidentes relacionados a ingestão de bebida alcoólica durante festas promovidas por esta. A região pode ser analisada conforme mapa abaixo:
Figura 1. Mapa da área de risco
Fonte: Google Maps.
2.1 enchentes Todos os anos o município