TRABALHO ROSANE
2. DESENVOLVIMENTO
No mundo globalizado, como em toda sociedade formadora é notória a importância da comunicação. Esta importância também se faz presente, nos estudos da linguagem onde ela sempre teve e tem papel essencial, o qual foi afetado no inicio do século XX com a afirmação de Saussure de que a língua era fundamentalmente um instrumento de comunicação, abrindo com isso, rupturas sobre as concepções anteriores.
A comunicação humana possui complicação devido às diferenças cognitivas, percepções, valores pessoais e motivações, constituindo padrões singulares de interpretação das coisas. Esse padrão pessoal age como filtro codificador, de modo a condicionar a aceitação e o processamento das informações. Existindo grande relação entre cognição, percepção e motivação. A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Está envolvida neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando à rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
Os processos comunicativos entre os seres humanos tiveram início por uma necessidade de cooperação entre os homens. Eles precisavam encontrar uma forma de unir-se em busca de objetivos comuns para que a sobrevivência da espécie fosse possível. A comunicação possibilitou e efetivou a criação dos elos que os semelhantes necessitavam. Assim, embora cada indivíduo seja único,