Trabalho rosa
Em 1867, Henri Nestlé era um químico alemão que vivia na Suíça, em Vevey. Mostrava-se extremamente preocupado com a alimentação infantil, pois em meados do século XIX, a mortalidade infantil era significativa e ele estava convencido que isso se devia à falta de uma alimentação adequada. Havia zonas na Alemanha em que, antes de completarem o 1º ano de vida, morria uma em três crianças.
Assim, começou a pensar em criar um alimento que debelasse o problema. Henri Nestlé, começou por fabricar uma farinha nutritiva, em que se contavam como principais ingredientes, leite, farinha triga, açúcar...
Defendia que o leite materno, nos primeiros meses de vida era um alimento fundamental para os bebés, além de, como é óbvio, ser natural; por isso, frisava que o produto Nestlé não surgia como competição em relação ao leite materno.
Henri Nestlé
A farinha Nestlé começou a ser divulgada e obteve grande sucesso no seio de médicos, cientistas, farmacêuticos; começou a ser comercializada na Europa, Rússia, Estados Unidos e Austrália.
"A farinha láctea começou por se apresentar numa lata, já então com a imagem de um alegre ninho de passarinhos. ...(...) Os anos de 1867 a 1875 foram um período de grandes esforços, mas de um enorme triunfo. De tal forma, que a farinha láctea Nestlé chegou mesmo, a receber a sua primeira medalha de ouro na Feira Mundial de Paris." excerto de: http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=211 Henri Nestlé morreu em 1890.
Henri Nestlé e Daniel Peter
Quem não conhece a Nestlé?
Hoje em dia, o Kit Kat e o Lion são dois dos mais famosos snacks de chocolate do mundo. Mas Henri Nestlé( 1814-1890) não começou como fabricante de chocolates, mas como farmacêutico. Em meados de 1860, Nestlé criou uma farinha láctea capaz de substituir o leite materno para