trabalho ronaldo
2.1 Fundamentos e Teoria Organizacional
2.1.1 A administração científica teve um entusiasta chamado Henry Ford (1863 – 1947) que tinha como ideia potencializar a produção gastando menos tempo e recursos. Seu objetivo era produzir carros de baixo custo para atingir a população menos favorecida, que por sinal era a maioria.
Ford revolucionou a maneira de se trabalhar dentro de fábricas de produção em massa, criou sistemas mais rápidos de produção, motivava seus funcionários com salários mais altos em comparação com outras fábricas e ainda vendia seus carros em um sistema de prestações, algo que nem era imaginado para época. Não é por acaso que a Ford chegou a produzir 800 carros por dia, um recorde para aquele tempo. Para chegar a esse nível, Henry Ford desenvolveu três princípios: Princípio de Intensificação; Princípio de Economicidade e Princípio de Produtividade.
Princípio de intensificação: foi caracterizado por intensificar a produção, fazendo com que a matéria prima chegasse mais rápido a fábrica, os equipamentos mais próximos dos montadores resultaria no produto entregue mais cedo do que o esperado no mercado, ou seja, consiste em diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria prima e rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Por meio desse princípio, conseguiu fazer com que o trator ou o automóvel fossem pagos à sua empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida, bem como do pagamento de salários. A velocidade de produção deve ser rápida. Diz Ford, em seu livro: "O minério sai da mina no sábado e é entregue sob a forma de um carro, ao consumidor, na terça feira, à tarde". Isto é, consistia em esgotar todo estoque de matéria prima na produção em massa e vender o produto antes que fosse fabricado, assim o dinheiro para as despesas fixas e variáveis da empresa