Trabalho Risco País
GESTÃO DE CÂMBIO E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
PROFESSORA DINA BEATRIZ DE QUEIROZ GAZOLA
ELINE RAMOS
GRAZIELA GRIGUOL
TAYLA SPIANDORELLO
RISCO-PAÍS
CAXIAS DO SUL – RS
2014
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
Introdução 3
Definição de Risco-país 4
EMBI+ e EMBI+Br 5
Rating 9
Conclusão 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
Introdução
O mercado financeiro das últimas décadas trouxe ao centro da discussão de finanças internacionais, o conceito de risco-país. O mesmo está associado à probabilidade de um país em não honrar seus compromissos firmados no momento da emissão de títulos de dívida. Resumindo, quanto maior o risco-país, maior será a probabilidade de um emissor daquele país não repagar sua dívida.
A condução da política monetária de um país fica fortemente dependente do risco de seus instrumentos de dívida.
Para expressar quantitativamente o risco-país, umas das formas são por meio do excesso dos rendimentos dos seus títulos emitidos em moeda externa em relação ao instrumento livre de risco, com características parecidas de prazo e denominação. Diversas pesquisas mostram que os spreads dos títulos internacionais, são de fatos uma boa medida para o risco-país, isso está baseado, na correlação entre os spreads e os ratings atribuídos por agências internacionais especializadas.
O indicador utilizado para medir o risco-país é o EMBI+, (Índice de Títulos da Dívida de Mercados Emergentes), através do mesmo os investidores conseguem interpretar qual é o risco que o país oferece para os investimentos, assim os reflexos de um alto risco em determinado país pode dificultar a atratividade dos investimentos externos.
A concepção de Risco País é uma tentativa de mensurar o risco de investir em determinada economia. Tal risco é medido em pontos e também em taxa ao ano, estes índices são concebidos entre a diferença do que se recebe para investir em um país - através de seus títulos - em relação aos títulos do tesouro dos Estados Unidos da América,