Trabalho Ricardo 10 06
A ginástica é considerada uma cultura corporal para Educação Física Escolar muito abrangente, porem é necessário que seja desenvolvida de uma forma amena, de maneira que abranja todas as dimensões de sua prática corporal. Nesse sentido, com intuito de cumprir o compromisso da Educação Física Escolar em proporcionar um aprofundado conhecimento a respeito dos diversos temas da cultura corporal, a ginástica geral pode ser desenvolvida como proposta de ajuda ao combate das práticas puramente esportivas dentro da escola, pois abrange a ideia de uma prática corporal partindo do componente lúdico da cultura corporal, por meio de uma ginástica orientada para o lazer, priorizando o prazer, a criatividade e a liberdade de expressão.
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, tem caráter individualizado com finalidades diversas. Pode ser feita como a preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde, de forma recreativa, competitiva ou de convívio social. Podem envolver, ou não a utilização de materiais e aparelhos, em espaços fechados, ao ar livre ou na água.
É um conteúdo que tem uma relação privilegiada com “Conhecimentos sobre o corpo” (BRASIL, 1997).
A ginástica geral com suas respectivas atribuições pode facilitar e criar oportunidades para o desenvolvimento de competências na perspectiva vida do aluno, e prepara-los para obter sucesso nos estudos e no exercício de sua cidadania.
O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre o tema em questão, abordando seu conceito e aplicabilidade nas escolas.
2. REVISÃO DA LITERATURA
Educação física escolar
Ramos (2008) considera que a prática da educação física auxilia no desenvolvimento integral do aluno, tanto nos aspectos físicos, cognitivos e sociais, como no aspecto psicológico. A ginástica geral valoriza o que o indivíduo já possui de conhecimento a respeito de determinado assunto, considerando as suas relações