Trabalho RI
QUESTÃO 1
Situação: Toda semana na empresa em que trabalho fazemos uma pequena reunião sobre o feedback das vendas com o consultor e com a gerente. Na semana passada, o consultor me pressionou, dizendo que deveria saber sobre o status de todas as minhas clientes – que são mais que cento e cinquenta - e que, quando me perguntasse, deveria estar na “ponta da língua”. No momento, fiquei bastante chateada e revoltada, pensando que seria impossível gravar todas essas informações. Depois de mais calma, parei para pensar e me colocar no lugar de “ser aprendiz”. Eis os resultados:
1) Auto direcionado
Refleti sobre minha situação e cargo na empresa e percebi que, como vendedora, deveria, sim, saber o status de cada cliente. Para tanto, pensei em elaborar uma planilha que contivesse todas as informações necessárias e que fornecesse uma tabela dinâmica semanal, com os resultados que são discutidos na reunião. Como seria a primeira vez que desenvolveria essa tabela, resolvi pedir ajuda. Entrei em contato com o consultor perguntando como poderia desenvolvê-la.
Contemplação: auto reflexão e pedido de ajuda.
2) Exploratório
Iniciei o desenvolvimento da planilha, indo além do que o sugerido pelo consultor. Coloquei todas as informações que conhecíamos de cada cliente. Depois, conseguiria ver o que seria útil para as análises e um diagnóstico. Na minha cabeça, poderíamos encontrar soluções para melhorar as vendas que ainda não conhecíamos. Também pude entender que tudo isso faz parte do cargo.
Contemplação: exploração da situação
3) Acontece na hora
Aproveitar o momento para refletir e ver se pode ou não mudar/melhorar.
Poderia ter olhado as fichas e aguardado a próxima reunião, mas resolvi tirar o melhor daquela situação.
Contemplação: aproveitar o momento
4) Envolve emoção
Como dito anteriormente, foi natural a reação de sentir revolta – dado que me considero boa funcionária – como também ter me sentido chateada e