Trabalho Resumo O Alienista
O livro narra a historia de um conceituado medico psiquiatra, que dada à impossibilidade de ter filhos entregou-se profundamente ao estudo da medicina no campo psíquico.
Obsecado pela ideia de desvendar os mistérios da loucura parte em busca de um método universal que possa promover a cura dos distúrbios mentais, o que leva os habitantes da cidade de Itaguaí a uma total desestruturação em virtude dos métodos adotados por Simão Bacamarte. O medico fundou um asilo que ficou conhecido como Casa Verde, com o objetivo de recolher e tratar aqueles que a sociedade da época julgava como dementes, estando pronto para exercer suas atividades o medico recebeu o devido reconhecimento por sua iniciativa, porem Bacamarte passou a determinar conforme sua própria vontade a classificação de seus enfermos, e de forma arbitrária passou a internar habitantes da cidade de acordo com as suas crenças, inclusive aqueles que a partir de seu julgamento poderiam futuramente desenvolver doenças psíquicas.
Relacionando a historia do livro “O Alienista”, com o conceito de positivismo cientifico que tem como base uma verdade absoluta, é possível notar uma contrariedade nas atitudes de Simão Bacamarte, que utiliza critérios subjetivos para diagnosticar a loucura e seus graus, tomando como principio os reflexos de sua convivência com as pessoas.
Dentro do conceito de atitude, que é uma forma de organização de processos mentais duradouros, de crenças associadas a cargas afetivas que desencadeiam uma ação, percebe-se que as atitudes do médico, eram realizadas principalmente por suas crenças, levando em consideração seus modelos de sanidade. O grupo entende que o comportamento do medico estava mais pautado pelos componentes da cognição do que pelos comportamentos de ordem afetiva, resultando em uma atitude dissonante que da origem a um comportamento de conflito entre ele e toda a cidade.
Em relação ao preconceito a ideia central identificada pelo grupo, é a de que o médico