trabalho resumo do serviço social na contemporaneidade
Segundo a visão da autora a globalização que produz desemprego estrutural, o subemprego, esta ampliando sobe maneira a exclusão de amplíssima da população tratar os dilemas e perspectivas da formação profissional na contemporaneidade, e adquirir uma relevância neste momento, por serviço sociais o aumento da seletividade no âmbito das políticas sociais, a diminuição dos recursos dos salários tem reforçado a fragmentação social. Aumentando a diferenciação das classes, ampliando as desigualdades alterando radicalmente o mercado de trabalho. E da lugar a uma “nova pobreza” um excedente de força de trabalho que não tem preço.
Problema da temática:
A problematização da temática supra-referida será abordar em quatro momentos: a preocupação que move tais reflexões é de construir, âmbito do serviço social, uma proposta\ de formação profissional conciliado com os novos tempos, radicalmente comprometida os valores democráticos e com a pratica de construção de uma nova cidadania na social, isto é de um novo ordenamento das relações Sociais.
Sua problematização, explicitando alguns elos norteadores;
A identificação dos desafios históricos que atravessam a formação profissional na contemporaneidade;
As conquistas e dilemas acumulados na década de 1980;
As perspectivas que abrem a formulação de um projeto de formação profissional na sociedade brasileira.
Tema das questões crucial importância para que o novo currículo não nasça velho, como uma proposta passadista defasada da historia nesses tempos de crise. E ainda que não se figure como mera reedição revista e melhorada do passado recente, o que não é mais possível mediante a radicalidade das mudanças observados no cenário mundial e nacional nas ultimas décadas, como será indicado a seguir. O desafio e, pois garantir um salto de qualidade no processo de formação profissional dos assistentes sociais.
O debate contemporâneo do Serviço Social para antecipar problemáticas e