trabalho renovaveis
A energia renovável é aquela provida de fontes capazes de se regenerar por meios naturais, portanto, são considerados inesgotáveis. Também é conhecida por energia limpa, pois durante o processo de produção de energia é gerado nenhum, ou poucos, resíduos poluentes. São fontes de energia renovável as de origem terrestre (energia geotérmica) gravitacional (energia das marés) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiação solar, energia hidráulica, energia térmica oceânica e energia cinética do vento e das ondas). Também são consideradas fontes de energia renovável os resíduos agrícolas, urbanos e industriais.
A energia não-renovável são recursos encontrados na natureza em quantidades limitadas que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petroleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear.
Energias Renováveis
A energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos).
• Energia Solar - a energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água.
• Energia Eólica - a energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores.
• Energia Hídrica - a energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens.
• Energia Geotérmica - a energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água.
De acordo com dados do Balanço Energético Nacional de 2013, cerca de 85% da eletricidade produzida no país vem de usinas hidrelétricas,