Trabalho Relação Sindical
Áreas de Relações Trabalhistas e Sindicais, é a base do RH para atuar em todas as empresas tratando de rotinas de administração de pessoal como folha de pagamento, controle de ponto, benefícios e etc, exercendo responsabilidade social com recolhimento de impostos e remuneração de acordo com a legislação, onde deve existir as relações entre empresa e sindicatos em convenções coletivas para decisão dos interesses de empregados e empregador.
O profissional de relações trabalhista e sindical deve possuir grande conhecimento da Legislação Trabalhista nas práticas das empresas, quanto nas práticas de tribunais para identificar reflexos na organização. Deve estar por dentro do negócio da empresa e sua estratégia, do mercado de atuação e implicações de alterações de custos que possa haver, e antenado com a competição atual e futura em razão da globalização e economia. Uma de suas atividades é participar de reuniões com profissionais de Relações Trabalhistas de outras empresas do mesmo sindicato para troca de experiências importantes na área e alinhar interesses.O departamento deve incentivar uma maior representatividade nos sindicatos em que atua, para o reflexo de pensamento coletivo e não de interesses da minoria, que é um fator que gera conflitos no futuro. Esta área deve acompanhar a evolução das legislações no que se refere ao relacionamento entre capital e trabalho como:
Legislação Trabalhista e Previdenciária; Segurança, Medicina e Engenharia do Trabalho; F G T S ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); Convenções Coletivas de Trabalho de outros Sindicatos, Matérias em discussão do Poder Legislativo; Práticas dos Tribunais que, muitas vezes, acompanham evoluções sociais e modificam as tendências.
Esta área tem grande responsabilidade em manter o clima organizacional em harmonia, portanto também é de sua responsabilidade praticar reuniões com líderes internos, representações de trabalhadores da