TRABALHO REGIANE
LETÍCIA PONCEANO DE LEMOS
ANATOMIA
REGIANE BALHIS
SISTEMA URINÁRIO
ARAXÁ
2015
OS RINS E SEU SISTEMA COLETOR
Rim - Expulsar do organismo substâncias tóxicas provenientes do metabolismo, como uréia e creatinina; Manter o equilíbrio de eletrólitos no organismo; Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo o pH sanguíneo constante; Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal, retirando do corpo o excesso de líquido; Eliminação de substâncias exógenas, como fármacos; Síntese de hormônios, como eritropoetina, cininas e prostaglandinas; Modificar a forma da vitamina D que alcança o rim, após ocorrida a conversão em uma forma possível de ser transportada na corrente sanguínea; Produção de urina para desempenhar suas funções de excreção.
Pelve renal - É a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil.
É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais. Cada papila renal é cercada por um ramo da pelve renal chamada cálice.
A principal função da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.
Córtex renal - É a parte mais externa do rim localizado entre a cápsula renal e a medula renal. No seu interior, encontram-se osnéfrons, tubos curvos microscópicos onde o sangue é filtrado, produzindo-se a urina.
Cápsula renal - É um tecido fibroso que recobre a superfície externa dos rins, dando-lhes um aspecto brilhante.
Medula renal - É a parte mais interna do rim localizado entre o córtex renal e a pelve. Ela contém numerosos tubos coletores de urina.
Cálice renal maior - É uma estrutura em forma de tubo, localizada no interior do seio renal, formada pela união das extremidades dos cálices menores. Cada rim possui cerca de 2 a 3 cálices maiores, que se unem através de suas extremidades para forma a pelve renal.
Cálice renal menor - É uma estrutura em forma de funil que coleta a urina.
Ureter - É um tubo que faz parte das vias urinárias e que liga a pelve do rim à bexiga. A sua função é