Trabalho Referente A Disciplina Est Tica E Arte Contempor Nea
Lílian Vanessa N. S. Michelotto²
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar algumas colocações de Heidegger sobre a coisa e a obra de arte. Os livros consultados foram a origem da obra de arte, e Ensaios e Conferências, onde é considerado o aspecto do pensamento Heideggeriano sobre a coisa e também a obra de arte.
Palavras-chave
Coisa – obra – pensamento
Abstract
This text aims to present some placements of Heidegger on the thing and the artwork. The books consulted were the origin of the artwork and essays and lectures, where is considered the aspect of thought Heideggerian on also the thing and the artwork.
Key-words
Thing – artwork – thought
_______________________
¹ Trabalho apresentado sobre a disciplina de Estética e Arte Contemporânea, referente ao 1º módulo do curso de Filosofia contemporânea.
² Pós Graduanda em Filosofia Contemporanea pela Pontifía Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador(a): Doutora em Filosofia e Professora do Departamento de Filosofia e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. E-mail: ltsaramago@hotmail.com.
O pensamento Heideggeriano
Uma visão abordada de Heidegger em A Origem da Obra de Arte é a essência da coisa e da obra em si, para Heidegger a sua busca é pela essência e não meramente sua aparência.Heidegger nos mostra que a essência da coisa e da obra, pode ser constituída a partir de um caminho que nos levará ao entendimento de sua arché, sua essência pura, o seu originário, sua verdade.
Por nossos cinco sentidos, podemos observar o impacto que a coisa em sua arché nos remete esse sentido. E está totalmente oposto, quando Heidegger remete toda a verdade sobre as coisas ao sujeito. O sujeito é o que anuncia é o que sente as sensações múltiplas, pois