Trabalho referente ao texto Os Sobrantes
O texto trata sobre a realidade das escolas no Brasil. O difícil cotidiano que os professores enfrentam em sala de aula.
A falta de limites dos alunos, a falta de parceria dos pais para com os profissionais da escola, a ausência de recursos pedagógicos, dentre outros fatores que contribuem para evasão escolar.
Muitos jovens, não sabem nem o porquê de frequentarem uma escola. Por esse e outros motivos, temos um grande índice de desistência, muitos optam por abandonar “sua cadeira” em sala de aula, crescem e se tornam adultos sem formação ou formados sem instrução.
O que seria isso? Os famosos analfabetos funcionais, que leem, fazem cálculos sem se quer saber o que realmente estão fazendo.
O que mais vemos nos dias de hoje, são infelizmente os chamados “sobrantes” como diz bem o texto. Os sobrantes, são indivíduos que não tem nenhum “valor” para o mercado de trabalho, que não se adequam ao sistema que já está pronto.
Podemos observar a desigualdade social que há na educação.
Ex: o filho do rico tem acesso as melhores escolas, cursos e atividades extracurriculares, sendo assim, será um cidadão apto para entrar no sistema e ser bem sucedido.
O filho do pobre tem acesso às escolas com condições precárias e muitas vezes desumanas.
Então, dá para competir? Com certeza não!
Sem falar da ilusão sobre a palavra inclusão. Incluir só para te lós dentro da instituição escolar?
Incluir significa, mudar o olhar, mudar o tratar, investir e promover o aluno de maneira que ele se sinta tão cidadão quanto os outros.
Para finalizar, temos muito para mudar, a educação precisa transformar, transformar a todos.
Precisamos lutar por igualdade na educação, e oportunizar aqueles que são os excluídos e “sobrantes” um lugar de honra na sociedade, porque se houver igualdade na educação, haverá espaço para todos.
Reflexões:
Na escola: atua como Coordenador (a) Pedagógico (a), ou Orientadores (as) Educacionais, Professores.
Ainda na escola a