Trabalho Redes Industriais
Ao iniciar o assunto Redes industriais é necessário saber a definição de rede primeiramente:
Rede é uma estrutura de comunicação digital que permite a troca de informações entre diferentes componentes/equipamentos computadorizados. Sendo assim, uma rede industrial é uma rede de comunicação dedicada ao contexto e ambiente industrial, diferente de redes domiciliares, onde a principal função da rede é prover acesso à internet e compartilhamento de arquivos.
As redes industriais estão ligadas diretamente á automação, pois elas são a responsáveis pela interação entre os computadores e maquinas. Sendo assim, podemos designar níveis para cada aplicação realizada por uma rede:
Introduziu-se o conceito de rede industrial para interligar os vários equipamentos de uma aplicação prevendo benefícios como:
* Custos de instalação, operação e manutenção
* Procedimentos de manutenção com gerenciamento de ativos
* Fácil expansão e upgrades
* Informação de controle e qualidade
* Permite determinar com precisão o tempo necessário para a transferência de informações entre os integrantes da rede.
* Baixos tempos de ciclos
* Várias topologias
* Padrões abertos
* Redundância em diversos níveis
* Menor variabilidade nas medições com a melhoria das exatidões
* Medições multivariáveis
A opção pela implementação de sistemas de controle baseados em redes requer umestudo para determinar qual o tipo de rede que possui as maiores vantagens de implementação ao usuário final.
2-Classificação Geral das Redes Industriais
A função da rede de controle é interligar os sistemas industriais de nível 2 ou sistemas SCADA aos sistemas de nível 1, representados por CLPs e remotas de aquisição de dados. Atualmente o padrão mais recomendado é o Ethernet 100 Base-T.
A função da rede de campo é garantir a conectividade entre os diversos dispositivos atuantes diretamente no “chão de fábrica”, isto é o nível 1, sejam eles dispositivos de aquisição de dados, atuadores ou CLPs.
As redes de campo