trabalho rebeliao da toga
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO “A REBELIÃO DA TOGA”
NALINI, José Renato. A Rebelião da Toga. 2ª ed. Campinas: Millennium Editora,
2008.
SOBRE O AUTOR José Renato Nalini é Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, atual presidente para o biênio 2014/2015, membro da Academia Paulista de Letras,
Doutor em Direito Constitucional na Universidade de São Paulo USP, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Campinas. Possui blog onde reflete sobre os assuntos da atualidade, em especial acerca da sociedade, da política, e evidentemente, sobre o judiciário. É autor de artigos em publicações especializadas, e escritor das seguintes obras:
● Ética da Magistratura
● A Rebelião da Toga
● Ética Ambiental
● O juiz e o acesso à justiça
SOBRE A OBRA REBELIÃO DA TOGA Esta obra inicia pela nota do autor à 1ª edição, onde apresenta o tema de maneira aberta, ampla. Uma introdução ao que o autor propõe com o trabalho. Há tambem a nota do autor referente à 2ª edição, com utilização de prefácio e outros textos anteriores.
Iniciase a resenha crítica da obra, ao fazer a análise da palavra “toga” presente no título. Referese à instrumenta utilizada pelos magistrados numa concepção e simbolização da magistratura e da justiça. Sinônimo da palavra beca.
Desta feita, é a revolução inquirida pelo autor. Uma revolução, quebra de paradigmas dos simbolismos que tanto permeiam a atual magistratura.
É dividida a obra em dez capítulos, que são:
1. A crise do judiciário contemporâneo
2. O poder judiciário na Constituição
3. O ingresso na carreira
4. Desafios materiais do juiz brasileiro
5. Desafios filosóficos do juiz brasileiro
6. Desafios éticos do