trabalho raquel
Agradeço em primeiro lugar a Deus, que me iluminou e me deu forças durante esta caminhada, meus familiares, meu esposo, que de forma carinhosa e especial me deu força e me incentivou a seguir até o final.
A todos os professores, pela dedicação com que passaram o conteúdo com profissionalismo, que foi essencial no nosso aprendizado.
Epígrafe
Para realizar grandes conquistas não devemos apenas agir, mas também sonhar, não apenas planejar, o mais importante é acreditar.
1. Introdução
O transtorno bipolar é um dos mais graves tipos de doença mental e se caracteriza pela presença de episódios alternados de humor (mania/hipermania e depressão), os quais variam em intensidade, duração e frequencia.
A ocorrência de sintomas psicóticos tende a ser um indicador da gravidade do episodio nas diferentes fases da doença, bem como a alta frequencia destes episódios tendem a marcar a cronicidade da doença.
Grande parte da população de pacientes bipolar sofre, por não saber agir diante de tais atitudes, onde no decorrer do trabalho serão abordados conteúdos, expectativas sobre os sinais, sintomas, tratamento, manejo de enfermagem e a psicoterapia familiar.
Os pacientes são expansivos e impressivos, alguns agem com agressividade e não toleram que o frustre de nada trazendo assim um sofrimento familiar, deixando-os numa situação difícil de qual atitude adequada.
A falta de controle sobre si mesmo, experimentada pelo paciente durante o período de crise é uma profunda ferida.
O apoio psicoterápico o auxiliará não apenas durante a crise, mas também no estabelecimento de uma “qualidade de vida” que restabeleça seu equilíbrio e o torne menos suscetível a novas crises.
1.1. Justificativa
O envolvimento dos familiares é de extrema importância no tratamento dos pacientes com transtorno bipolar.
1.2. Objetivo Geral
Aprofundar o conhecimento sobre o transtorno bipolar.
1.3. Objetivo Específico
Conhecer quais os sintomas e tipos de tratamento utilizados em pessoas com