Trabalho RAID 2
Curso Técnico em Redes de Computadores
Gabriel Borges
Celso
RAID-2
Chapecó
2013
Gabriel Borges
Celso
FOLHA DE ROSTO
Trabalho como requisito para obtenção de conceito parcial para a unidade curricular Instalação de Sistema Operacional Proprietário Servidor.
Orientador: Valmir Plaut
Chapecó
2013
SUMÁRIO
1 Introdução ao Raid
2 IMPLANTAÇÃO VIA SOFTWARE
2.1 Implantação via Hardware
2.2 Falso Raid
3. RAID-2
3.1 Vantagem do Raid-2
3.2Desvantagens do Raid-2
4. CONCLUSÃO
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO AO RAID
O RAID foi proposto em 1988 por David A. Patterson, Garth A. Gibson e Randy H. Katz na publicação "Um Caso para Conjuntos de Discos Redundantes Econômicos (RAID)". Publicado na Conferência SIGMOD de 1988: pp. 109–16. Redundant Array of Inexpensive Disks, ou apenas Raid é um meio de criar um sub sistema para armazenamento formado por discos individuais no objetivo de ganhar desempenho e segurança.
2. IMPLANTAÇÃO VIA SOFTWARE
Na implementação via software, o sistema operacional gerencia o RAID através da controladora de discos, sem a necessidade de um controlador de RAIDs, tornando-a mais barata.. Nesse tipo de implementação, todo o processamento necessário para o gerenciamento do RAID é feito pela CPU. Toda movimentação de dados(leitura e escrita) é feita por uma camada de software que faz a abstração entre a operação lógica (RAID) e os discos físicos, e é controlada pelo sistema operacional. A configuração do RAID via software é feita pelo sistema operacional, que precisa ser implementado no próprio núcleo a utilização de RAIDs via software. É possível criar RAIDs via software no Mac OS X, Linux, FreeBSD, OpenBSD e no Windows (versão server). Alternativamente, podem ser criados com algum software especialmente dedicado a manutenção de discos rígidos do fabricante da placa mãe