TRABALHO QUIMICA
Acredita-se que a argamassa surgiu na Pérsia antiga, onde usava-se alvenaria de tijolos secos ao sol, com assentamento de argamassas de cal. Seu desenvolvimento como sistema construtivo, entretanto, ocorreu em Roma. Durante o Império Romano os homens tiveram a idéia de misturar um material aglomerante, a pozolana (cinzas vulcânicas), com materiais inertes, dando origem às primeiras argamassas. Portanto, há mais de 2000 anos, este material vem sendo utilizado tanto para pavimentar as edificações, como para unir e revestir os blocos que formam as paredes e os muros das mesmas.
No Brasil, a argamassa passou a ser utilizada no primeiro século de nossa colonização, para assentamento de alvenaria de pedra (largamente utilizada na época). A cal que constituía tal argamassa era obtida através da queima de conchas e mariscos. O óleo de baleia era também muito utilizado como aglomerante, no preparo de argamassas para assentamento.
Em Santa Catarina, é comum o uso de materiais alternativos para argamassa de assentamento como, por exemplo, o saibro, que não é muito recomendado no atual estágio da construção civil.
CONCEITO
As argamassas são materiais de construção que tem na sua constituição aglomerantes, agregados minerais e água. Quando recém misturadas, possuem boa plasticidade; enquanto que, quando endurecidas, possuem rigidez, resistência e aderência.
Ex: cimento + areia + água cal + areia + água cimento + cal + areia + água Aglomerantes são materiais que promovem a união dos grãos do material inerte (agregados). Funcionam como elementos ativos nas argamassas, sofrendo transformação química. Ex.: cimento (utilizado em argamassa de revestimento e assentamento), cal (utilizada em revestimento), e gesso (utilizado em revestimento, decoração e modelagem).
Agregados são materiais pétreos fragmentados que atuam nas argamassas e concretos como elemento inerte (que não sofre transformação química). Ex.: areia. O material inerte é incorporado para