trabalho Quimica
Objetivo:
Identificar elementos químicos presentes nos sais das amostras
Utilizar as técnicas de análise por via seca para identificar os reagentes no estado sólido.
InTrODUÇÃO.
A Química Analítica Qualitativa tem por finalidade identificar os constituintes presentes numa amostra de um dado material.
São vários os processos utilizados em análise qualitativa, nomeadamente, processos físicos, físico-químicos, químicos e térmicos. Neste último podemos referir o teste da chama.
A técnica da via seca é uma técnica muito importante usada na Química analítica Qualitativa. Esta técnica requer que a amostra representativa bem como os reagentes utilizados na determinação dos componentes do material de que a amostra é feita, se apresentem no estado sólido.
A coloração da chama é um exemplo desta técnica , em que as amostras em estudo, alguns sais, são introduzidas, através de um fio de plantina, ou cromio-niquel, no cone exterior da chama do Bico de Bunsen, a zona exterior da chama, zona oxidante, tomando a chama a cor que caracteriza o elemento metálico presente na amostra.
A coloração da chama provocada pela volatilização e correspondente transições eletrônica de determinado elemento químico presentes na amostra em estudo (em especial na forma iônica) ou seja, consiste em expor os sais a elevadas temperaturas, normalmente através do bico de Bunsen, para que os cátions que os constituem passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida ocorrendo assim um exemplo de análise por via seca.
O teste da chama dá-nos a hipótese de compreender o que acontece quando, por exemplo, se queima fogo-de-artifício ou então com o fenômeno das auroras boreais.
A aurora boreal ou austral é um fenômeno óptico que acontece nos céus noturnos em regiões próximas de zonas polares, através do impacto de partículas de vento solar no