trabalho quimica
Arrhenius estabeleceu que os ácidos em solução aquosa liberam íons positivos de hidrogênio (H+) e as bases também em solução aquosa, liberam íons negativos, hidroxilas (OH-).
Assim se misturarmos cloreto de hidrogênio (HCl) ele ioniza-se e se transforma em ácido clorídrico.
Na base acontece a mesma coisa, se misturarmos hidróxido de sódio, ele ioniza-se e libera hidroxila transformando-se na famosa soda cáustica.
E quando misturamos um ácido e uma base eles reagem e se transformam em um sal.
Definição sobre as forças dos ácidos
É considerado forte o ácido com grau de ionização igual ou superior a 50%, é considerado semiforte ou moderado se possuir grau de ionização entre 5% e 50% e fraco se possuir grau de ionização menor que 5%.
Definição sobre as forças das bases
Se esse grau de ionização for aproximado a 100%, a base é considerada forte, mas se o valor for igual ou menor que 5%, a base é considerada fraca.
Classificação e nomenclatura dos ácidos
Os ácidos são classificados em dois grupos, os ácidos que contem oxigênio (Oxiácidos) e os ácidos que não contem oxigênio (Hidrácidos).
Hidrácidos
Os ácidos que não contem oxigênio são chamados de hidrácidos e sua nomenclatura é bem simples, é só acrescentar a terminação ídrico as primeiras letras do elemento químico.
Exemplo:
HCl - Ácido Clorídrico
HBr - Ácido Bromídrico
HF - Ácido Fluorídrico
HI - Ácido Iodídrico
H2S - Ácido Sulfídrico
HCN - Ácido Cianídrico
Oxiácidos
Os ácidos que contem oxigênio são chamados oxiácidos e sua nomenclatura é dada a partir das reações de ionização dos mesmos.
Quando um ânion termina em ITO acrescenta-se o sufixo “oso” e quando o ânion termina em ATO acrescenta-se o sufixo “ico” depois das iniciais do elemento químico.
Exemplo:
H2CO3 - Ácido Carbônico
HClO - Ácido Hipocloroso
HNO2 - Ácido Nitroso
H3PO4 - Ácido fosfórico
H2SO4 - Ácido sulfúrico
HClO3 - Ácido clórico
Nomenclatura das bases
A