TRABALHO QUIMICA UFLA
Departamento de Química
Turma: 3A
Gustavo Montanheiro
Paulo Naves
Poliany Hipólito
Matheus Costa
Processos Gerais de Separação e Forças Intermoleculares
Lavras – MG
Maio/2015
OBJETIVOS
Conhecer e compreender os diferentes processos de separação de substâncias presentes em vários tipos de mistura, e determinar o teor de etanol na gasolina automotiva.
INTRODUÇÃO
A maioria dos materiais encontrados na natureza, não são substâncias de origem pura, ou seja, tratam-se de misturas compostas de duas ou mais substâncias diferentes.
Na química, a separação de misturas é muito importante, pois para obter resultados mais corretos em pesquisas e experiências é necessário que as substâncias químicas utilizadas sejam as mais puras possíveis. Para isso, utilizam-se vários métodos de separação.
Visto que as composições variam, para realizar a separação de misturas, é necessário aplicar técnicas ou métodos especiais para cada caso. As técnicas podem ser físicas ou químicas, pois o princípio fundamental é usar as propriedades dos componentes das misturas para separá-las. Essas propriedades podem ser o ponto de fusão, o ponto de ebulição, a solubilidade, a densidade, entre outros.
Para facilitar o processo de separação de uma mistura, deve-se observar primeiro a própria mistura. Ela pode ser de dois tipos: homogênea e heterogênea. Homogênea significa que as misturas tem um aspecto comum, dando a impressão de que não é uma mistura. Heterogênea é o contrário: nota-se claramente que se trata de duas (ou mais) substâncias, exemplo: água misturada com areia.
Nas misturas homogêneas, deve-se aplicar primeiro métodos que envolvam fenômenos físicos (evaporação, solidificação, etc). Nas misturas heterogêneas, deve-se separar as "fases" (os diferentes aspectos da mistura) utilizando métodos mecânicos (catação, levigação, etc), e depois, os mesmos métodos utilizados em substâncias homogêneas (pois cada fase poderá ter mais de uma substância,