TRABALHO QUIMICA COMPLETO
A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
Desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra.
Os recursos hídricos têm importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.
Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.
SISTEMA RIO GRANDE
Conhecido como Rio jurubatuba ou rio grande, tem sua nascente no município de Rio grande da serra e tem seu término no rio Guarapiranga.
Alem disso, forma o rio Pinheiros, situado na Zona Sul de São Paulo,seu represamento forma a Billings. Alguns de seus afluentes são: rio pequeno, rio das pedras e ribeirão pires, formando a cidade homônima.
Separa São Paulo de diadema e a pesca é muito praticada devido à quantidade de espécies de peixes encontradas, como por exemplo as tilápias.
Produz 5 mil litros de água por segundo e abastece aproximadamente 1,2 milhões de pessoas em diadema, São Bernardo do campo e parte de Santo André.