Trabalho Qualquer
Prof. Gustavo C. Pezzi
Aula 6
Os comandos de repetição permitem a criação de loops nos nossos programas. Vimos que podemos criar estruturas para repetir a leitura de informações N vezes em nosso código.
Vejamos o exemplo abaixo:
program LEITURA_50_PESOS; var peso, somapesos : real; i, N : integer; begin write(‘Quantas caixas o programa deverá ler? ’); read(N);
somapesos := 0; i := 1;
while (i = 100) then begin writeln(‘Você precisa declarar as caixas ao fisco’); end else begin writeln(‘Você não precisa declarar as caixas ao fisco’); end; end.
Em casos como o acima, repetimos a leitura do peso de N caixas com o comando while.
A variável i começa com o valor 1, e enquanto i for menor que N repetimos o que está entre o begin e o end do comando while. E a última linha de dentro da repetição faz com que i:=i+1, incrementando a variável i a cada loop.
Quando precisamos fazer um laço de repetição que possui início e final bem definidos (por exemplo, quando sabemos que vamos de 1 a 20, ou de 100 a 200, ou até mesmo de 1 a N) e sabemos também que a variável irá mudar de um em um, podemos usar o comando for.
O comando for faz exatamente a mesma coisa que o while. Seu objetivo também é repetir um trecho de cógido, porém a sua escrita é mais simples e compacta. A tradução de for é “para”.
Vejamos um exemplo de como é a estrutura básica de um comando for.
for cont:=1 to 20 do begin // // comandos que serão repetidos 20 vezes // end; O comando acima repete o que está entre o begin e o end e faz com que em cada repetição o valor da variável cont seja 1, depois 2, depois 3, depois 4, etc, até 20. Este é o exemplo mais clássico de for, repetir algo por N vezes, de um em um.
É importante notarmos