trabalho puc rio eletrolise
Segundo a resolução CONAMA N° 358, de 29 de abril de 2005, resíduo químico
é todo material ou substância com características de periculosidade, quando não forem submetidos a processo de reutilização ou reciclagem, que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente.
Com isso, torna-se evidente que o tratamento e a recuperação desses rejeitos de forma adequada são fundamentais para evitar a contaminação do meio ambiente e o possível comprometimento da saúde pública.
Residuos perigosos sao por aqueles q apresentam risco à saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices; (b) riscos ao meio ambiente. Ainda podem conter caracteristicas toxicas, corrosivas, inflamaveis, etc.
Residuos comuns sao aqueles que quando submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água. Sao exemplos os resíduos de construção civil, como areia e tijolos.
4 slide
Como veremos adiante nos diversos metodos de tratar os residuos, praticamente todos necessitam de grande quantidade de energia para destruir os residuos, como por exemplo altas temperaturas na incineração. E todas apresentam grande custo, q inclui o transporte e o serviço de tratamento em si, q é muito caro devido a sua periculosidade.
Assim apesar dos altos custos é preciso q o residuo seja descartado corretamente e para is so é preciso encontrar a melhor maneira de realizar tal descarte.
5 slide
No laboratório de química geral da PUC-Rio foi produzida uma solução com 3360 mL de nitrato de zinco, cobre e chumbo, a soluçao escolhida foi a de nitrado de zinco e, para descartá-la de forma ambientalmente correta, pode- se usar uma série de reações e experimentos que consigam separar o zinco da solução, pois esse é um metal que em solução pode contaminar o solo de tal forma que o torne infértil. De acordo