Trabalho Psicologia
Isaac da Silva Gonçalves | código: 4014560
Alessandra Tavares da Fonseca | código: 4014535
Maurício Kanesiro | código: 4014055
Luciano Silva Oliveira | código: 4013764
Gestalt e Psicanálise
1- Como o conceito de campo psicológico explica o comportamento humano em situações cotidianas?
Baseado no conceito de buscar a melhor forma possível de perceber, podemos considerar as condições de percepção, através dos cinco sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição), para definirmos o comportamento como resultado da percepção.
O comportamento humano pode variar e ser adaptado pelo indivíduo de acordo com o ambiente no qual esteja inserido. É possível, por exemplo que o mesmo indivíduo se comporte de maneira diferente, buscando o melhor modo, através da percepção em ambientes distintos como por exemplo em casa, no trabalho, na escola ou no lazer. O comportamento não será o mesmo. Ele mudou em razão da nova percepção.
2- Explique a polêmica entre Behaviorismo e Gestalt no estudo do comportamento.
Antes de iniciarmos o assunto acerca da questão envolvida, devemos nos atentar ao que de fato é o estudo do Behaviorismo e também o estudo da Gestalt.
Os estudiosos acreditavam que certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas devido ao ajuste ao meio do indivíduo, assim como a hereditariedade e a formação de hábitos deste mesmo sujeito.
Já a Gestalt (ou psicologia da forma) é um termo alemão da escola que enfatiza o conjunto, a organização, a estrutura e as propriedades do campo psicológico. Criada por Von Ehrenfels e levada a frente por vários outros estudiosos que mesmo não seguindo preceitos de seu “mestre” ainda tinham uma ideia coerente entre tantas outras dispersas: O método dedutivo, a predominância do conjunto sobre as partes e uma forma de introspecção conhecida como fenomenologia.
O grande objetivo dos estudos pelos gestaltistas, era a compreensão quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo