TRABALHO PRÁTICA DE ENSINO EM FÍSICA 3
TURMA:Física Licenciatura 3ºA
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 NOVAS PARTÍCULAS NO CENÁRIO DA FÍSICA
As partículas são entidade com massa muito pequena,tem vida média as vezez efêmera e para complicar nem possuem carga elétrica.Essas característica fazem que as partículas passem na maioria das vezes despercebidas.Apenas para exemplificar,neste momento todos nos estamos sendo “atravessados” por um grande numero de partículas ,como neutrinos e os mésons de origem cósmica,só que não percebemos nenhuma manifestação delas.Nesta Situaçao de Aprendizagem,vamos abordar o processo de detecção das partículas.O objetivo é mostrar como a Ciência desenvolveu meio de tornar tais entidades “visíveis aos nossos sentidos”.
A Física de partículas é um ramo da Física que estuda os constituintes elementares da matéria e da radiação, e a interação entre eles e suas aplicações. É também chamada de Física de altas energias, porque muitas partículas elementares só podem ser criadas a energias elevadas, logo a detecção destas também é possível apenas a altas energias de aceleração. O elétron e o próton foram as únicas partículas aceleradas até os dias de hoje, outras nunca foram detectadas (como o gráviton) e as restantes foram detectadas através da radiação cósmica (como o méson pi e o méson mu).
A Física de partículas, estudada pela Mecânica Quântica (parte da Física Moderna), busca o fundamental, o nível mais básico da matéria e da Natureza. Todo o nosso mundo visível se fundamenta nesse nível invisível das partículas elementares. Podemos chamar de partículas elementares toda a porção indivisível da matéria, como os elétrons, os prótons, os nêutrons e outras.
Leitura.
Câmara de Bolhas
O Nobel da Física de 1960 foi concedido ao físico norte-americano Donald Arthur Glaser, pela sua invenção da câmara de bolhas, feita em 1952. Glaser nasceu em Cleveland em 1926 e foi educado em escolas públicas do Ohio. Formou-se em física e em matemática em