Trabalho Pronto
Para desenvolver esta pesquisa foram utilizados livros e alguns artigos acadêmicos encontrados na internet. Com opiniões de profissionais da área e alguns aperfeiçoamentos chegou-se a hipótese problemática.
Os principais objetivos da fisioterapia geriátrica preventiva é melhorar a qualidade de vida do idoso e afastar as incapacidades que podem limitá-lo, por conta do envelhecimento natural que acaba afetando suas funcionalidades.
O envelhecimento apesar de temido é inevitável, uma etapa da vida em que os reflexos de doenças e enfermidades passam a ser mais incisivos sobre a saúde dos pacientes, traz também consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se. Mas a ciência e a tecnologia sempre buscam novos meios para recuperar ou melhorar os movimentos naturais.
Um método muito utilizado é a fisioterapia geriátrica, um campo de atuação que busca a prevenção, reabilitação e a manutenção das funcionalidades do idoso, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
A fisioterapia geriátrica engloba tanto idosos sem queixas aparentes, mas que querem trabalhar o corpo com orientação profissional adequada para terem uma melhora e manutenção da saúde física, como idosos que já possuem limitações, seja em um quadro de dor ou limitação já instalada, como dificuldade de locomoção. Ou seja, pode atuar de forma preventiva, terapêutica e reabilitação.
Os problemas gerados pelo envelhecimento podem causar reflexos sérios, que necessitam de tratamento especifico, e é assim que se destaca a aplicação da fisioterapia