trabalho pronto maridiana
4177 palavras
17 páginas
RESUMOEste artigo trata dos caminhos da pesquisa na área do Serviço Social. Onde parte da polêmica quanto á possibilidade/capacidade do Serviço Social como prática social de produzir conhecimentos. Tendo por objetivo apresentar um breve histórico da pesquisa em Serviço Social e expor os primeiros passos relevantes da pesquisa no Serviço Social, enquanto referência teórico-metodológica, com enfoque na produção do conhecimento no mundo acadêmico atual.
Palavras-chaves: Serviço Social. Prática Social.
ABSTRACT
This article deals with the research paths in the field of social work. Where part of the controversy as to the possibility/ability of Social Work as a social practice to produce knowledge. With the objective of presenting a brief history of Research in Social
Work and expose the first relevant research steps in Social service, while theoretical and methodological framework, focusing on production knowledge in the current academic world. Key-words: Social Service. Social Practice.
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social contemporâneo responde por uma significativa produção de conhecimentos nas mais diversas áreas e subáreas das ciências sociais. A partir dos anos de 1980, com maior visibilidade, a profissão se inseriu como interlocutora das demais áreas do conhecimento e começou a responder pela sua própria produção teórica, permitindo maior destaque acadêmico.
A pesquisa que, necessariamente, gera a produção do conhecimento tornou-se prérequisito ao assistente social, sendo que por meio da investigação científica, que na verdade é a sistematização de uma determinada realidade social, o profissional consegue apreender e construir um caminho mais seguro para aproximar-se de respostas concretas nas suas investigações. No presente texto, temos como objetivo discutir brevemente a concepção burguesa de ciências sociais, os caminhos da pesquisa e produção do conhecimento na Universidade
Moderna, apresentando uma perspectiva ontológica enquanto referência