TRABALHO PRONTO DE RENDBOL GI
2573 palavras
11 páginas
Nome: Giselle Barro de SouzaRa: C284GB1
Professora: AGUINES
Curso: Educação física Licenciatura Plena
Turno: Noturno
Tema: SISTEMA TATICO DEFENSIVO
TRABALHO DE HANDEBOL
SISTEMA TATICO DEFENSIVO
BRASILIA
2015
Educação física Licenciatura
GISELLE BARROS DE SOUZA
RA: C284GB1
TRABALHO DE HANDEBOL
SISTEMA TATICO DEFENSIVO
BRASILIA
2015
Jogo de Defesa 3
Nos artigos anteriores, discorri sobre os objetivos do jogo de defesa e principalmente sobre os princípios do jogo de defesa, falando ao final sobre a defesa individual, bem como sobre os sistemas por zona de defesa, principalmente sobre os subsistemas fechados 6:0 e 5:1.
Nesta parte final desta miniserie de textos sobre o Jogo de defesa, gostaria de comentar sobre os sistemas por zona abertos, e também por aqueles conhecidos como mistos ou combinados. Cabe citar que os sistemas abertos podem sofrer uma grande transformação caso se confirme aquilo que o Lucas Leonardo citou em artigo neste site, ou seja, que o handebol passe a ser um jogo não mais com 3 passos, mas sim com 5 contatos no solo, e com a permissão do ‘duplo pentafásico’ – o que ao meu ver criará um novo jogo, diferente do handebol que conhecemos até então. A conferir.
Relembro que este texto é parte do meu livro “Handebol” recentemente lançado pela editora Odysseus Agradeço ao editor Stylianos Tsirazis a gentileza de autorizar a publicação deste trecho neste importante sítio do handebol da comunidade lusofona.
Sistemas abertos ou avançados
Os sistemas conhecidos como “abertos” são aqueles que, literalmente, abrem os espaços na primeira linha defensiva entre os defensores, diminuindo a amplitude de cobertura da área do goleiro. Em contrapartida, em termos de profundidade da quadra, atuam de forma a ocupar os espaços na segunda linha de defesa (nove metros) e até mesmo numa terceira linha de defesa imaginária (dez, 11 ou até 12 metros) no sentido de impedir os armadores (nove metros)