TRABALHO PRONTO 1
Este trabalho tem como objetivo relatar as atividades exercidas no laboratório oito de física, localizado no centro universitário Oswaldo Aranha (UniFOA), comandadas pelo professor Ezequiel, onde conhecemos, medimos, e calculamos peças com três diferentes tipos de equipamentos: régua, paquímetro e micrômetro. Apresentaremos ao decorrer do trabalho, o desenvolvimento das aulas, os materiais e métodos utilizados e os resultados obtidos.
2. EMBASAMENTO TEÓRICO:
2.1 RÉGUA:
Baseado no site régua online, a origem da palavra régua é francesa (règle) e significa “lei ou regra”. Trata-se de um instrumento cuja primeira idéia que nos impõe é a do traçado reto e de medida. A régua é um instrumento utilizado em geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distâncias. A ferramenta também é utilizada em técnicas de impressão e desenho. Seu uso em Engenharia é frequente essencial.
As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. Pesquisadores realizaram escavações em Mohenjo-Daro e encontraram um objeto dividido em unidades correspondente a 1,32 em (33,5 mm) e marcado com subdivisões decimais com uma precisão incrível, dentro de 0,005 (0,13 mm). Tijolos antigos encontrados em toda a região possuíam dimensões que correspondem a essas unidades.
Existem vários tipos de régua e as mais comuns são: régua de madeira, de plástico ou de metal. Seu modelo de escala geralmente é feito em centímetro e milímetro.
Na geometria, uma régua sem marcas sobre ela só pode ser utilizada para desenhar linhas retas entre os pontos. Não pode ser utilizado para medição. A régua também é usada pra ajudar a desenhar gráficos precisos em álgebra e em soluções matemáticas.
12 polegadas ou 30 cm de comprimento é a medida mais comum de uma régua. Esse tamanho de régua é útil para ser mantido em uma mesa para ajudar no desenho. Réguas maiores foram substituídas por fitas métricas.
2.2 PAQUÍMETRO:
O paquímetro