Trabalho Projeto Integrado 2
Projeto Integrado
Orientador (a): Margareth
Breno Borges
David Bruno
Filipe Araújo
Marcos Vitor
Matheus Henrique
Wanderley Geraldo
Belo Horizonte
2015
Faculdade Pitágoras
Projeto Integrado
Trabalho apresentado ao curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira, como parte do requisito de avaliação em projeto integrado
Orientador (a): Margareth
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
1 - Introdução 4
1.2 História e dados da empresa 6
2 – Problemas de pesquisa 6
3- Justificativa 7
4 - Objetivos 8
4.1 – Objetivos Gerais 8
4.2 – Objetivos Específicos 8
5 - Referenciais Teóricos 9
5.1 – Definições de estoque 9
5.2 – Gestão de Estoque 10
5.3 – Just in Time (No momento certo) 11
5.4 -Custo de Armazenagem 12
5.4.1 Identificar os itens de custo 12
5.4.2 Cálculo dos itens de custo 13
1. INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios enfrentados atualmente pelas organizações se refere ao balanceamento dos estoques em termos de produção e logística com a demanda do mercado e o serviço ao cliente.
Os estoques nas organizações são bens destinados à venda ou produção, ligados com os objetivos e atividades da empresa. Representam, dentro da maioria das companhias industriais e comerciais, um dos ativos mais importantes do capital circulante e da posição financeira. O estoque aparece na cadeia de valor sob diversos formatos, matérias-primas, produtos em processamento e produtos acabados, que podem ser caracterizados por diferenças no peso, no volume, no coeficiente de variação das vendas, no giro, no custo adicionado e nas exigências com relação à disponibilidade e ao tempo de entrega.
É necessário usar todos os princípios, conceitos e técnicas para saber quais itens pedir quanto pedir, quando são necessários, como e onde armazená-los. O bom entendimento da gestão dos estoques direciona a otimização dos investimentos em estoques e capital envolvido, do serviço ao cliente, e das operações de produção, compras e distribuição.