Trabalho Programa O Linear
Em diversos lugares do mundo, tratando de diversas áreas, existe escassez de algo, seja produtos ou serviços, tangíveis ou intangíveis, seja pela dificuldade de produção, obtenção, distribuição, etc. esta escassez ou dificuldade na obtenção destes produtos e serviços exige que os mesmos sejam empregados da forma mais eficiente possível, buscando assim maximizar e otimizar a distribuição, o lucro e o custo destes produtos e serviços. Esta otimização pode-se aplicar a diversas áreas, como:
Determinação de mix de produtos
Escalonamento de produção
Planejamento financeiro
Análise de projetos
A área de estuda a otimização de recursos é denominada de programação matemática, nesta programação a quantidade maximizada e minimizada é denominada por uma função matemática dos recursos.
A programação linear tem uma parte que é arte e outra que é ciência. Enquanto que o processo de construção da estrutura proveniente de enunciado de um problema real, permitindo a análise do problema real, pode ser encarado como uma arte, existindo várias maneiras de proceder a arte guia na direção da mais conveniente. O desenvolvimento dos algoritmos para resolução dos problemas de programação linear é uma ciência.
O problema de programação linear é expresso em programação matemática pela minimização ou maximização de uma função linear, que se designa por função objetivo, sujeita a restrições, normalmente expressas na forma de inequações.
Por se tratar de uma área muito extensa, a mesma é subdividida em áreas menores, dependendo do tipo das funções utilizadas nas funções-objetivo e restrições, tais como:
Programação Linear – programação matemática em que todas as funções-objetivo e restrições são apresentadas por funções lineares.
Programação não Linear – programação matemática em que pelo menos uma das funções-objetivo ou restrições são apresentadas por funções não-lineares. Entre os diversos tipos destacam-se a programação côncava, convexa e quadrática.
A programação