TRABALHO PROCESSOS
O QUE É HIPERURICEMIA?
É um termo referente a um estado sanguíneo no qual se encontra ácido úrico em níveis acima do normal no plasma. Geralmente a condição tem início nos homens ainda na puberdade, porém as manifestações clínicas surgem somente depois de 10 ou 20 anos. A hiperuricemia é comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo que normalmente é assintomática. Está é uma situação que costuma vir associada ao hipertireoidismo, à gota, à leucemia, à toxemia gravídica, à diabete, ao alcoolismo e ao uso abusivo de diuréticos, por exemplo.
AGENTE CAUSADOR:
A hiperuricemia é provocada pelo excesso de ácido úrico no organismo. Este é excretado para fora do corpo humano através da bile, do rim e dos sucos intestinais. A taxa no plasma da substância em questão depende basicamente do equilíbrio entre a absorção e a produção e a destruição e excreção. Quando há disfunções ocorre a enfermidade.
DIAGNÓSTICO:
A hiperuricemia é geralmente assintomática e vem associada a outras doenças. Portanto, é normalmente durante o diagnóstico de outras condições que se descobre o alto nível de acido úrico no plasma. Para tanto é comum o profissional solicitar um exame de sangue que trará a medição de ácido úrico no plasma. Este procedimento é rápido, simples e deve ser feito em jejum de 8 horas. Após a certeza do diagnóstico algumas medidas podem ser tomadas com o intuito de melhorar a situação.
SINTOMAS:
Nem todas as pessoas com hiperuricemia desenvolvem sintomas.
Muitas vezes é possível viver com a condição sem sentir transtorno algum.
Entretanto, o acúmulo de cristais de urato nas articulações pode provocar quadros de dores especialmente nos joelhos, calcanhares e tornozelos.
PREVENÇÃO:
Pode-se prevenir a hiperuricemia mantendo os níveis de ácido úrico dentro do normal. Para tanto, aconselha-se, por exemplo, beber sempre muita água, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente da cerveja que é rica em purina e preferir alimentos não