TRABALHO PROCESSOS INDUSTRIAIS
Curso: Técnico em Segurança do Trabalho
Disciplina: Processos Industriais
MARIA LUCIA VILLAVERDE VIEIRA
PROCESSOS INDUSTRIAIS EM ATIVIDADES DE SIDERURGIA, CONSTRUÇÃO NAVAL, EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE CARNES E MINERAÇÃO
SERRA
2015
PROCESSOS INDUSTRIAIS EM ATIVIDADES DE SIDERURGIA, CONSTRUÇÃO NAVAL, EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE CARNES E MINERAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Processos Industriais, do Curso de Técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Desenvolvimento Técnico, como requisito parcial para a formação em Segurança do Trabalho
Professor: FILIPE MOISES GUERZET GROUIOU
SERRA
2015
O presente trabalho visa identificar os riscos ocupacionais presentes nas indústrias de mineração e siderurgia, empresas de processamento de carnes e construção naval e, também demonstrar os danos causados aos trabalhadores expostos à esses riscos.
Processos Industriais - Mineração
A atividade de mineração abrange desde o processo de exploração e atração de substancias minerais até o tratamento e fundição de aços e ferros, podem ser causadores de fortes impactos ambientais exigindo assim a busca por soluções para monitoramento e redução destes impactos.
A segurança no setor da mineração desempenha um papel importante na transformação produtiva dos recursos naturais e contribui para o desenvolvimento econômico do bem estar social apesar de ser impossível de eliminar todos os perigos o trabalho não pode ser perigoso para vida do individuo nem prejudicial ao meio ambiente.
Anualmente um elevado número de trabalhadores brasileiros são afastados por acidentes de trabalho, morte e incapacitação permanente, e o melhor saída para mudar essa realidade é a prevenção.
Risco sobre mineração: A céu aberto e subterrânea, grande e pequeno tamanho envolve dificuldade subterrâneas devida iluminação, calor, umidade,