Trabalho PRINCÍPIOS DA ENGENHARIA
Meio Ambiente
Projeto de implantação de sistema de
Tratamento de efluentes em indústria têxtil
Bruno Geiger – Aluno de Engenharia Elétrica
Braulio Viana – Aluno de Engenharia de Produção
Dara Ribeiro – Aluna de Engenharia Civil
Ellis Miniz – Aluna de Engenharia Civil
Paula Pereira – Aluna de Engenharia De Produção
Wagner Oliveira – Aluno de Engenharia Elétrica
Turma 31M
RESUMO
A empresa ENGE-X, uma indústria do segmento têxtil, requisitou a elaboração de um projeto para tratamento de efluentes, viabilizando a garantia do certificação ISO14000, atendendo a legislação.
DECLARAÇÃO DO PROBLEMA
A ENGE-X é uma indústria do segmento têxtil, o qual trabalha especificamente com jeans, atendendo tanto o mercado varejistas quanto ao atacadista de todo o Brasil. Por consequência, as indústrias desse segmento são caracterizadas pelo alto consumo de água e utilização de diversos produtos/compostos químicos em seus processos produtivos, tendo como resultante uma grande massa de efluentes que necessitam do devido tratamento antes do descarte na natureza.
O efluente refere-se aos despejos líquidos provenientes de atividades e/ou processos industriais (BRASIL, 2011).
De maneira geral, os processos industriais são geradores de efluentes, sendo grande parte deles tóxicos, podendo comprometer à saúde dos seres vivos, bem como a natureza, caso despejados no ambiente sem o devido tratamento (ROBAINA, 2000).
Portanto, objetivando a necessidade do cliente de obter a certificação ISO 14000 (diretrizes para a gestão ambiental em empresas públicas e privadas), se fará necessário um projeto para a nova fábrica, onde possibilite o tratamento do efluente o qual o mesmo possa retornar sem riscos à natureza e/ou ser reutilizado, evidentemente atendendo as legislações e normas garantindo a eficiência. Sendo assim, se faz necessário realizar um estudo do processo industrial para identificação dos efluentes líquidos e resíduos sólidos gerados no processo.