Trabalho Principio De Pascal
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem, e os resultados destas forças. O termo vem do grego, que significa natureza, pois nossos primórdios estudavam indistintamente muitos aspectos do mundo natural.
A Física difere da Química ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria em geral, embora existam áreas que se cruzem como a Físico-química (intimidade da matéria).
Desta forma, os físicos estudam uma vasta gama de fenômenos físicos em diversas escalas de comprimento. É o que veremos com o principio de Pascal, quando um ponto de um líquido em equilíbrio sofre uma variação de pressão, todos os outros pontos do líquido também sofrem a mesma variação e todo corpo imerso, total ou parcialmente, num fluido em equilíbrio, sofre a ação de uma força vertical, para cima, aplicada pelo fluido. Essa força é denominada empuxo, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo e denomina-se também Princípio de Arquimedes.
1. PRINCIPIO DE PASCAL
Blaise Pascal(1623-1662) foi um filosofo, físico e matemático francês que concentrou suas pesquisas em campo como a teologia, a hidrostática, a geometria (Teorema de pascal) e os estudos das probabilidades e da analise combinatória.
O Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, é o princípio físico elaborado, que estabelece que a alteração de pressão produzida em um fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente. Ele aproveita a hidrostática para mostrar que num liquido a pressão se transmite igualmente em todas as direções.
Quando aplicamos uma força na superfície do líquido, ambos os pontos sofrerão um acréscimo de pressão (ΔPA e ΔPB), aumentando o valor das pressões iniciais para um valor (Pfinal).
PAfinal = PA + ΔPA
PBfinal = PB + ΔPB
Em líquidos incompressíveis, a distância (h) que os pontos A e B guardavam, inicialmente, continua constante. Então podemos escrever que: