Trabalho principal
SISTEMA DE INFORMAÇÃO
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
JUAZEIRO DO NORTE - CEARA
2013
ISMAYKEO SANTOS SILVA
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Sistema de Informação da Faculdade Paraíso como requisito parcial para aprovação na disciplina de metodologia científica.
Orientador: Prof. Me Regio Quirino
JUAZEIRO DO NORTE – CEARA
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. JUSTIFICATIVA 5
3. PROBLEMA 6
4. HIPÓTESES 6
5. OBJETIVOS 6
5.1. Geral 6
5.2. Específico 6
6. REFERENCIAL TEÓRICO 7
7. METODOLOGIA 7
8. CRONOGRAMA 7
9. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A procura pela segurança da informação não é um objetivo muito recente, desde que os ativos informacionais
Qualquer dado ou informação a que esteja associado um valor para o negócio. Representam ativos de informação as informações relevantes mantidas na mente dos tomadores de decisão, em bancos de dados, arquivos de computador, documentos e planos registrados em papel e etc. (BEAL, 2005, 01).
Dessa tornou importante para as organizações e pessoas comuns, elas utilizam meios para proteger essas informações, como usar cadeados, fechaduras e outros mecanismos físicos para proteger a diários, gavetas e armários. Com a advento da internet e os novos tecnológicos de guardar informações, a forma de garantir os três pilares da segurança da informação se tornou diferente e evoluiu junto com a internet e as tecnologias. Com todo essa evolução, os mecanismos de ataques também evoluíram, utilizam diferentes formas de ataques, como Spoofing é uma técnica que o invasor usa para convencer alguém ou algo de que ele é algo que não é, assim tendo permissão para acessar algo que não deveria, Sniffres é um programa que monitora passivamente o tráfego de uma rede, DoS é um ataque de recusa de serviço, esses ataque é capaz de anular um site, DDoS são ataques semelhantes ao DoS, mas