Trabalho Praças
Ásia e Oceania
Embora sejam continentes bastante diversificados culturalmente, vemos várias praças que são, em sua maioria, pontos históricos e turísticos nos continentes asiático e australiano. Algumas delas são:
Praça Tiannamen ou Praça da Paz Celestial
Localizada na cidade de Pequim, República Popular da China, a praça foi ampliada em 1949 e é, atualmente, a terceira maior praça do mundo com uma área de 44 hectares, espaço suficiente para um milhão de pessoas.
Ela também é reconhecida como o coração simbólico do país pelos chineses, e é relembrada pelo Massacre Da Praça Da Paz Celestial – que foi o desfecho de uma série de manifestações ocorridas em 1989 no qual estudantes, intelectuais e trabalhadores acamparam na praça reivindicando maior liberdade política. E, ao reprimir os manifestantes, as forças do governo provocaram uma verdadeira chacina com um número desconhecido de mortes.
No centro da praça está localizado o Monumento das Pessoas Heróis, de 38 metros, com inspiração do presidente Mao Zedong, onde está escrito ‘os heróis do povo são imortais’. Ao norte está a Cidade Proibida, e a leste e oeste foram construídos importantes edifícios de estilo soviético.
Nos dias de hoje, a Praça Tiannamen é o lugar de celebrações de dias festivos como o Dia Internacional do Trabalho, em 1 de Maio, e Dia Nacional, em 1º de outubro. E sua avenida é usada para desfiles do governo da China. Sendo a praça considerada também o Mausoléu de Mao Zedong.
O Jardim do Taj Mahal
O famoso Taj Mahal, um mausoléu situado em Agra, Índia, considerado uma das sete maravilhas do mundo, sendo também classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é rodeado de chahar bagh (jardins persas) que mede 320 x 300 metros e contém canteiros de flores, caminhos elevados, avenidas de árvores, fontes, cursos de água, e pilares que refletem a imagem dos edifícios na água.
O jardim possui várias seções que se dividem por caminhos em 16 canteiros de flores, com um tanque central de