Trabalho pratico de ergonomia
A Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO em 2012 definiu Ergonomia como o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas, de acordo com
A Análise Ergonômica do Trabalho - AET é um conjunto de métodos e técnicas que tem o estudo das atividades das pessoas como fonte principal de informações para as mudanças no trabalho. Seu alvo de ação encontra se na geração de conhecimentos sobre a situação de trabalho visando o melhoramento e a conservação da saúde dos trabalhadores, a concepção e o funcionamento satisfatórios do sistema técnicos do ponto de vista da produção e da segurança (Vasconcelos, 2007)
Considere o diagrama abaixo:
De acordo com um relato do Engenheiro de Segurança do Trabalho de uma empresa multinacional e de uma empresa pública para um profissional da Ergonomia ter êxito em sua função “uma dica simples e eficaz é relatar”:
1-Tudo que atrapalha a realização da tarefa.
2- Quais as regulações existem para a respectiva tarefa.
Nota: Tarefa é diferente de trabalho real. Exemplo a tarefa de colocar o lixo para fora de casa consiste em pegar o saco de lixo caminhar até a lixeira e depositá-lo lá. O real sempre será diferente com dificuldades ainda não percebidas. Na entrevista cuidado para não misturar Fato, com Farsa ou Fantasia. O bom avaliador tem que conhecer o real.
Procure identificar quem autoriza a tarefa, se existe um conceito para desenvolver quando aparece uma situação adversa, se o executor tem como recusar caso queira. Uma avaliação que requer mais tarimba do avaliador é referente ao ambiente organizacional pois quando a cultura é fraca o ambiente que vai regular o como fazer.
Observar e descrever: