TRABALHO PRATICAMENTE PRONTO
Geovanna Miranda Stedile¹
Julio Cesar Natividade Luiz²
Renan Lino Machado³
RESUMO!!!
PALAVRAS CHAVES!!!
Introdução
A realidade de que o mundo mudou mais rapidamente que em qualquer outro período histórico faz com nós observemos a necessidade de um estudo devido ao alto poder de conexão do ser humano, e os desafios educacionais e morais das conexões com consciência.
Por se tratar de um problema moral, faz-se necessário compreender quais são os diferentes tipos de relações existentes entre homem, computador e informação na Sociedade do Conhecimento e conseqüentes implicações comportamentais nos indivíduos devido às problemáticas entorno do uso crescente das tecnologias e das atitudes consideradas não-éticas, objetiva-se identificar quais são estas, demonstrando as conseqüências diretas e/ou indiretas de sua ocorrência e Para fundamentar o artigo, utilizou-se como apoio a teoria dos autores Pretto (2011), Moraes (2008), Barros (2011), Rodrigues (2011), Abrusio (2011).
A Conectividade
A Internet abrange um ambiente midiático que através dos anos, desde seu surgimento, vem oferecendo a seus usuários uma vasta gama de possibilidades de uso aumentando a conectividade da população cada vez mais, principalmente entre as crianças e os adolescentes.
Cada vez mais as crianças e adolescentes querem saber como as máquinas e os softwares funcionam, e como modificá-los. Para eles, isso não é tecnologia, é natural, assim como usar um lápis: é uma maneira de brincar, aprender, comunicar, relacionar-se. É algo rotineiro, quase intuitivo. A tecnologia é parte do seu ambiente, o que para os adultos é uma nova forma que necessita aprendizado e sair da acomodação das estruturas cognitivas já existentes neles.
Vivemos numa sociedade onde os avanços científicos foram se traduzindo numa tecnologia que exige mínima compreensão dos usuários finais onde a máquina é substituída pela informação e