TRABALHO PPB 08 10 IMPRIMIR
CONTRA CAPA
Sumário
1. Introdução 6
2. Desenvolvimento 7
3. Método 8
3.1 Participantes 9
3.2 Instrumentos 10
3.3 Descrição do Experimento 11
4. Resultados 12
5. Análise dos Resultados 19
6. Conclusão 20
7. Referências Bibliográficas 21
8. Anexo 1 – Base de Dados das Observações 22
9. Anexo 2 – Gráficos Completos 27
10. Anexo 3 – Termos de Consentimento 34
1. Introdução
O foco central desse trabalho será fazer uma comparação de quanto tempo uma pessoa leva em média para enxergar determinada imagem dentro de uma figura ambígua. Para a realização desse trabalho utilizamos um método quantitativo e experimental.
2. Desenvolvimento.
O modo como normalmente organizamos e interpretamos nossas sensações é um processo chamado percepção. Para Myers, há uma interação entre muitos sistemas neurais, onde cada um é responsável por uma tarefa dando origem a ideia básica da percepção humana.
Ao observar uma figura, o indivíduo notou varias imagens, e as descreveu uma por vez, mesmo estando próximas. Sendo assim, uma quantidade alta de energia chegava aos seus olhos, todavia apenas uma parte limitada podia ser processada conscientemente, essa relação ilustra um princípio denominado como atenção seletiva.
A atenção sobre a figura ocorre por características próprias do objeto ou por características presentes no observador. Do ponto de vista do objeto, é o contraste de características formais que diferencia figura e fundo.
Ao olhar uma imagem pode-se focar apenas em um ponto. A figura se distingue do fundo pela atenção que desperta no observador. Estabelecemos uma percepção onde à figura está em primeiro plano e o fundo segundo plano.
Visualizando ou não as diversas figuras ilustradas, este conjunto está relacionado com a organização dos estímulos visuais, tendo que fazer sentido para quem observa. O cérebro faz uso de “regras” para organizar as informações e interpretar as figuras.
3. Método
Foi utilizado o método experimental de pesquisa quantitativa,