Trabalho Portugues 2
Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.
Usamos a linguagem para pedir ou transmitir informações na maior parte do tempo, mas além do intuito comunicativo a linguagem deve dar conta também das necessidades subjetivas que expressam nas palavras, nos sentimentos nas sensações e nas emoções. “A linguagem é um facto exclusivamente humano, um método de comunicação racional de ideias, e noção, desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada” Veloso. (1987, p.367)
a) Linguagem Não-Verbal- Qualquer código que não utiliza palavra.
b) Linguagem Verbal- Código que utiliza a palavra falada ou escrita; SIGNOS
Tanto as linguagens verbais quanto à linguagem não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos
Signo = significado + significante
S.m. Indício, marca, símbolo, sinal indicativo. / Lingüística:Qualquer unidade significativa, de qualquer linguagem, resultante de uma união solidária entre significante e significado.
Tipos de linguagem:
VERBAL: é a linguagem que faz uso das palavras (faladas ou escritas) para comunicar algo.
NÃO VERBAL: é a que utiliza outros métodos de comunicação que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas, sinais de transito, linguagem corporal, figuras, expressão facial, gestos, etc.
Linguagem formal e informal:
Podemos dizer que o português tem duas formas, uma coloquial, informal, e outra formal.
Quando crianças aprendemos com nossos familiares a língua portuguesa informal, considerada “incorreta”. Já quando vamos a escola, a professora nos ensina a língua portuguesa formal, culta, considerada gramaticalmente “correta”. Na verdade não se trata de língua “correta” ou “incorreta”, trata-se de língua em situação formal ou informal de uso.
LEMBRE-SE: fazer uso da norma culta é muito importante para se ter credibilidade no que se diz e no que se faz. E