Trabalho ponte de macarrão
Sobre pontes, a queda acidental de troncos sobre rios, com a consequente união de suas margens, foi provavelmente a origem das primeiras pontes do planeta. Pontes são estruturas, construídas com diferentes materiais, destinadas à passagem sobre um rio, um braço de mar, um lago ou qualquer outro obstáculo, até mesmo uma simples depressão de terreno.
O acelerado desenvolvimento tecnológico registrado nas décadas que se seguiram à segunda guerra mundial abriu novas perspectivas para a construção de pontes, beneficiada por pesquisas e descobertas revolucionárias. Concretos ultra resistentes, obtidos com o acréscimo de resinas especiais; fibras de vidro ou silício de resistência muito maior que a do aço; fios de aço capazes de suportar pesos antes inconcebíveis: estes e outros recursos permitem prever uma total renovação das técnicas e qualidades das pontes do futuro.
Sobre a competição de ponte de espaguete, uma ponte de espaguete é uma pequena maquete de ponte (modelo arquitetônico) feita de espaguete ou outra massa de macarrão duro, seco e reto. As pontes são construídas com propósitos experimentais e competitivos. O objetivo é normalmente construir uma ponte com uma quantidade especificada de material sobre um vão específico, capaz de sustentar uma carga. Em competições, a ponte que sustenta a maior carga por um curto período de tempo é a vencedora. Diversas competições ocorrem no planeta, normalmente organizadas por escolas, colégios e universidades. Dentro deste contexto nos foi proposto a construção de uma ponte feita de macarrão espaguete nº 7 e cola quente ou fria . Para o nosso projeto nos baseamos na pesquisa sobre os tipos de treliçadas.
Objetivo.
O objetivo deste trabalho é proporcionar experiência de formação em grupo, pesquisa, projeto, construção, conceitos físicos como equilíbrio dos corpos, estática, tração, compressão ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão, conforme especificado no regulamento da competição. Será dimensionada