Trabalho Ponte de Macarrão
Construir uma ponte feita somente com cola e macarrão, que aguente peso. Esse é o objetivo do trabalho que coloca em prática, conhecimentos básicos adquiridos em sala de aula.
1.1 PONTES
1.1.1 História
As pontes foram construídas para ligar dois pontos não acessíveis. As primeiras pontes foram acasos da natureza. Troncos caídos de uma margem a outra de um rio por exemplo. O homem soube criar possibilidades com isso. Foi com o surgimento da idade do bronze, no inicio da civilização, que o homem teve de inicio o seu maior uso. Datadas desde 4000 a.C. indícios de pontes em arco na Mesopotâmia e Egito, as pontes funcionam principalmente por conta de duas forças: compreensão e tração. Graças ao sentido da força aplicada, o esforço de compressão sempre será contrário ao da tração. Enquanto uma resulta na provável diminuição do elemento no sentido de sua força atuante, a outra tende ao alongamento.
1.1.2 Tipos
Existem vários tipos de pontes de espaguete e todas têm em comum força de tração, compressão e torção, quando se aplica peso no eixo axial da estrutura da ponte. Nem todas as pontes tem a atuação dos três tipos de força na sua estrutura, pode ser uma força, como pode ser até três. Por isso existe uma gana extensa de pontes.
Existem 12 tipos de pontes que tem um histórico de confecção e eficiência de razoável até ótima em suas qualidades estruturais, e são estes os tipos de ponte: viga pratt com tabuleiro inferior ou superior, vida warren com tabuleiro inferior ou superior, viga composta (dupla warren) viga warren com montante, viga composta com montante, viga warren com montantes e diagonais auxiliares, viga “K’ com montante e extremo auxiliares, viga pratt com montante e extremo inclinado, viga home, viga composta com montantes principais e auxiliares, viga “k”, viga pratt com banzo superior e curvo a viga pratt com banzo superior e curvo.
1.1.3 Ponte Escolhida
Em meio de tantas, com pesquisas de histórico de